F1: Vettel vence GP do Brasil, Hamilton é quarto e Massa se despede da torcida


Palco de provas memoráveis, o GP do Brasil foi, na temporada 2017, o primeiro a ter a presença de dois tetracampeões da Fórmula 1 se enfrentando – ainda que Hamilton só vá ser coroado de vez após a última etapa, em Abu Dhabi. O circuito de Interlagos viu Sebastian Vettel voltar a ocupar o lugar mais alto do pódio, ao ocupar a dianteira por praticamente toda a corrida. O alemão ficou à frente de Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, segundo e terceiro respectivamente. O quarto foi Lewis Hamilton, que deu show na pista após largar dos boxes. Despedindo-se da torcida brasileira, Felipe Massa foi o sétimo e recebeu homenagens após cruzar a linha de chegada.

A CORRIDA

Mostrando porque fora candidato ao título em 2017, Vettel largou bem em Interlagos. Ainda nos primeiros metros, no S do Senna, o alemão partiu pra cima de Bottas, que largou na pole, e tomou-lhe a dianteira, de onde só sairia quando parou para trocar os pneus. O finlandês ainda tentou exercer uma pressão no rival da Ferrari, mas não conseguiu se aproximar o suficiente, mesmo com a curta distância no final. Em terceiro, Raikkonen também começou a encostar na ponta nos últimos giros, mas a aproximação serviu mais para se proteger de Hamilton.

O inglês, já campeão de 2017, largou dos boxes após bater nos treinos. E iniciou uma escalada de recuperação, apoiado pelo bom carro da Mercedes. Quando os ponteiros pararam para trocar pneus, Hamilton assumiu a ponta provisoriamente. Ao retornar dos boxes, ele era o quinto, atrás de Max Verstappen. Nas voltas seguintes, conseguiu superar o holandês, partindo para brigar pelo pódio. O finlandês, porém, aumento o ritmo para garantir o terceiro posto.

Sétimo, Felipe Massa teve muito o que comemorar. Após cruzar a linha de chegada, recebeu uma mensagem de seu filho, Felipinho, pelo rádio. “Pai, eu sou muito orgulhoso de você… aliás, amei sua largada!” O brasileiro foi aplaudido por Fernando Alonso, a quem ultrapassou durante a prova, ainda dentro do carro, no giro de desaceleração, e depois com o espanhol de pé, já nos boxes. Os dois foram companheiros na Ferrari. Rubinho Barrichello também esteve presente, entrevistando o colega.

A Fórmula 1 encerra a temporada de 2017 daqui duas semanas, no GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, mais precisamente no dia 26 de novembro.

Confira abaixo a classificação final do GP do Brasil.

GP HEINEKEN DO BRASIL (71 voltas)
1. Sebastian Vettel (ALE) – Ferrari – em 1h31min26s262
2. Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes –  a 2s762
3. Kimi Raikkonen (FIN) – Ferrari – a 4s600
4. Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – a 5s468
5. Max Verstappen (HOL) – Red Bull-TAG Heuer – a 32s940
6. Daniel Ricciardo (AUS) – Red Bull-TAG Heuer – a 48s691
7. Felipe Massa (BRA) – Williams-Mercedes – a 1min08s882
8. Fernando Alonso (ESP) – McLaren-Honda – a 1min09s363
9. Sergio Perez (MEX) – Force India-Mercedes – a 1min09s500
10. Nico Hulkenberg (ALE) – Renault – a 1 volta
11. Carlos Sainz Jr (ESP) – Renault – a 1 volta
12. Pierre Gasly (FRA) – Toro Rosso-Renault – a 1 volta
13. Marcus Ericsson (SUE) – Sauber-Ferrari – a 1 volta
14. Pascal Wehrlein (ALE) – Sauber-Ferrari – a 1 volta
15. Romain Grosjean (FRA) – Haas-Ferrari – a 2 voltas
16. Lance Stroll (CAN)  – Williams-Mercedes – a 2 voltas

NÃO COMPLETARAM
Brendon Hartley (NZL) – Toro Rosso-Renault
Esteban Ocon (FRA) – Force India-Mercedes
Stoffel Vandoorne (BEL) – McLaren-Honda
Kevin Magnussen (DIN) – Haas-Ferrari

VOLTA MAIS RÁPIDA
Max Verstappen (HOL) – Red Bull-TAG Heuer – 1min11s044 (volta 64)

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?